O Taj Mahal é considerado com um dos edifícios mais bonitos do mundo. No século XVI, Babur, descendente de Gengis Khan e da religião islâmica, fundou a dinastia mogola, vocábulo persa que substitui “mongol” para eliminar as conotações negativas que esta palavra tinha. A construção dos edifícios eram feitos entorno de um eixo dominante de oração, orientado para Maca, a cidade santa do Islão.
Cada um dos sultões mogoles teve um grandioso palácio já que era costume que depois da sua morte se transformara no seu sepulcro e no das suas esposas. Estes mausoléus, construídos em mármore, tinham entradas monumentais aos que acediam para recorrer longos jardins. Entre todos mausoléus, o mais emblemático é o Taj Mahal.
Foi construído em Agra, no norte da Índia, a mando do imperador Shah Jehan, em memora das mais amadas das suas esposas, Muntaz Mahal. Segundo a lenda, Muntaz lhe pediu que construísse um monumento que simbolizara a beleza do seu amor quando já estava no leito da sua morte.
O edifício começou a ser construído em 1632 e terminou em 1643. Na sua construção participaram mais de 20000 trabalhadores. Diz-se que quando o edifício estava acabado, Jehan ordenou cortar a mão do mestre de obra para impedir que pudesse repetir uma obra semelhante. O complexo de jardins tem uma planta rectangular de 580 metros de comprimento por 305 de largura. No centro deste rectângulo se situa um jardim quadrado de 300 metros, cujo eixo principal se estende de sul a norte, desde a porta para o mausoléu.
Originalmente, o jardim estava composto por muitas flores e árvores exóticas, todas elas em disposição geométrica e perfeitamente simétricas. Assim, o número quatro, número sagrado no Islão, foi a base de todo o desenho. Os canais, símbolo dos quatro rios do paraíso, tinham fontes e estavam rodeados de ciprestes. Estes canais se cruzam no centro formando um tanque de nenúfares em mármore branco, algo acima do chão, o que simboliza o Kawthar, o tanque celestial da abundância mencionada no Corão. Este foi pensado para que o mausoléu reflectisse nas suas águas.
A mesquita e o jawab foram feitos em arenito vermelho, que contrasta com a brancura do mármore de Makran do mausoléu, elevando sobre um plinto de mármore de sete metros de altura. Uma inclinação de pedra protege o jardim da erosão do rio.
De planta quadrada, o mausoléu tem quatro fachadas idênticas e um impressionante arco de 33 m de altura em cada uma delas. A formosa cúpula situada sobre o salão central se levante sobre um tambor rodeado de quatro torres octogonais, cada um com um pequeno pavilhão copulado. A decoração geométrica e florar, com incrustações de lápis-lazúli, coral, âmbar e jade, marca todas as zonas do edifício e se completa com versículos do Corão cravados em pedra negra.
Todo o ladrilho é forrado de placa de mármore branca, cujo tom muda dependendo da luz do dia, criando assim uma subtil variação de produz uma sensação de tranquilidade.
domingo, 13 de março de 2011
Taj Mahal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário