Foi em Atenas que o Teatro Grego nasceu, algo que nunca foi descontinuado visto que os Romanos posteriormente pegaram e criaram o seu Teatro Romano. Demorou algum tempo a ficar completo, mas com o tempo conseguiu-se criar grandes peças de entretenimento. Quando surgiram os directores de coro (sendo que Téspis foi o primeiro deles), foi possível juntar até 20000 pessoas.
Ele acabou por ter especial importância na conclusão de todo este projecto. O coro era basicamente quem narravam as histórias, que só não falavam durante o progresso como detalhavam o carácter dos personagens, isto com danças e canções adequadas ao tema da peça. Era o coro que comunicava com os da plateia, basicamente um personagem que dizia o que os que estavam a assistir pensavam sobre as situações representadas.
Em algumas peças aparecia o corifeu, uma espécie de porta-voz que falava abertamente com a plateia. Todos os actores eram do sexo masculino e podiam ter mais do que uma personagem durante uma peça. Usavam sempre fatos e máscaras para representar, o que era bastante útil quando tinham mais do que um papel no espectáculo.
Nas peças de tragédia, eram 3 os actores presentes, vestidos com túnicas compridas, enquanto nas comédias eram 4 os actores, que vestiam roupas tipicamente usadas na altura. Em relação ao local de representação, os edifícios só foram criados no século VI a.C., pelo que acredita-se que as peças eram apresentadas em zonas públicas antes disso. Já com os edifícios, estes eram abertos nas encostas, por causa da sua acústica.
Inicialmente eram de madeira, mas após o século IV a.C. começaram a ser de pedra. Alguns dos teatros que podemos destacar é o de Epidauro, Herodes Ático, Segesta e o de Dionísio.
domingo, 13 de março de 2011
Teatro grego
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário