quarta-feira, 9 de março de 2011

Vinho

Do ponto de vista histórico, sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação.

O cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nômades se estabeleceram em um só lugar. Há referências que indicam a Geórgia como o local onde, provavelmente, se produziu vinho pela primeira vez. Foram encontradas neste local graínhas datadas entre 7000 a.C. e 5000 a.C.

Os egípcios foram os primeiros a registrar em pinturas e documentos (datados de 1000 a.C., 3000 a.C.) o processo da vinificação e o uso da bebida em celebrações. O vinho era oferecido aos deuses, tanto pelos faraós quanto pelos sacerdotes do antigo Egito. Era uma bebida muito cara para as classes mais pobres, enquanto os nobres serviam-na em todos os tipos de festa. Seu consumo foi crescendo com o passar do tempo e, assim como o azeite de oliva, deu grande impulso ao comércio egípcio, tanto interno como externo.

Os vinhos produzidos no Egito passaram a ser exportados a partir de 2.500 a.C., através dos fenícios, indo para a Europa Mediterrânea, África, Ásia, chegando em 2.000 a.C na Grécia.

O vinho passou a ter importância não só econômica como cultural para o povo grego, tanto que, para a bebida, existe até um deus chamado de Baco ou Dionísio. Na Grécia, o vinho passou a ser ainda mais cultivado e cultuado por todos os membros de todas as classes sociais.

Foi apenas a partir de 1000 a.C. que os gregos passaram a plantar videiras em outras regiões europeias. O vinho passou a envolver a Itália e a Sicília. Com o passar dos anos, os gregos fundaram Marselha e passaram a comercializar o vinho com os nativos, causando assim a primeira forma de contato da bebida com a futura França.

Atualmente a bebida é muito diferente da que era consumida há mais de 1.000 anos atrás. O vinho era uma bebida com a qual não se tinha muito cuidado com a produção e alguns povos o misturavam até com a água do mar. Com o passar dos anos, o vinho passou a requerer cuidados e desenvolvimento de técnicas com o objetivo de se produzir algo mais próximo possível da perfeição

Nenhum comentário:

Postar um comentário