A arte Romana tem a sua principal manifestação na arquitectura, tanto religiosa como civil. Mas também realizaram outras obras importantes como a escultura e a pintura. A escultura Romana destacou sobre a Grega na criação da escultura-retrato.
Os materiais mais utilizados no retrato Romano foram o bronze e o mármore. As estátuas eram monocromas, ou seja, careciam de cores, excepto no inicio onde os olhos era coloridos, prática que mais tarde foi abandonada.
No princípio, a escultura Romana de retrato apenas representava a cabeça e parte do pescoço. O tempo foi avançando na representação de todo o busto, incluindo ombros e peito. Também se esculpiram esculturas de corpo inteiro, onde a personagem podia estar de pé ou sentada, apesar de há que dizer que é mais frequente o retrato sedentário em mulheres do que em homens.
A escultura Romana do retrato nasceu para o imperador e logo de adaptou a outro tipo de personagens que podiam dar o trabalho dos artistas. Daí que é importante conhecer os tipos de retratos que se fizeram aos imperadores porque logo adaptaram ao resto.
O mosaico é outra das artes mais brilhantes do mundo Romano. As vilas tardo-românas tinham frequentemente os seus solos cobertos por bonitos mosaicos com figuras geométricas, imagens de caça, mitológicas, etc. Em relação à pintura, apesar da sua antiguidade, a pintura Romana, descendente e herdeira da Grega, possuía uma técnica depurada, (melhor que a posterior medieval) e representava todo o tipo de temas com uma beleza que ainda hoje nos surpreende.
Os artistas Romanos representavam os temas, tanto como imagens do quotidiano, mitologia, paisagens, bélicas, eróticas, cómica, etc. Muitas das vezes as pinturas eram simulações de mármore, de arquitecturas, de quadros ou jardins imaginários.
Os artistas das cidades Romanas geralmente pintavam sobre as paredes das divisões das casas mediante a técnica do fresco. Às vezes até sete camadas eram aplicadas nas pinturas e era utilizado o cal e o. As cores aplicadas são muito vivas e variadas e muitas das vezes se conseguia moldar a sensação de tridimensionalidade e de perspectiva. A liberalidade do império Romano fez possível a existência da nudez, tanto feminina como masculina. De resto, podemos encontrar imagens de conteúdo sexual explícito.
domingo, 13 de março de 2011
Arte Romana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário