Iniciou-se na altura dos Lusitanos, pelo que começaram a construir-se casas com muralhas a protegê-las dos ataques dos inimigos. A partir do século III com a vinda dos Romanos que as cidades começaram a aparecer de forma mais organizada, cheias de construções públicas e estradas por onde caminhar.
Houve uma paragem na evolução da arquitectura, com o fim do Império Romano. Mais tarde, no século VIII após a invasão muçulmana é que começou a dar mais ênfase à arquitectura e à arte. Foi nessa altura que surgiram palácios nas zonas mais importantes. No século XII houve uma grande mudança. As mesquitas foram convertidas para igrejas e ao longo dos tempos foram ficando mais decoradas e completas com as mudanças de estilo, entre o românico, gótico e Manuelino.
Quatro séculos depois, no século XVI, apareceu o Renascimento, o que fez com que o estilo dos edifícios em geral mudasse com o estilo renascentista. Algumas décadas depois inventou-se o estilo rococó. No século XVIII, o estilo barroco invadiu grande maioria das estruturas e foi quando apareceram conventos luxuosos.
No século XIX apareceu o popular romantismo, grandes a influências dos outros países, visto que a comunicação entre países tornou-se mais fácil do que era antigamente.
domingo, 13 de março de 2011
Arquitectura Portuguesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário