Um veiculo de navegação criado pelos Portugueses na altura dos Descobrimentos, durante os séculos XV / XVI. Existem teorias que indicam que a palavra vem da palavra “carvalho”, madeira utilizada para o fabrico das caravelas. Outros dizem que vem da palavra Árabe “carb”, que é o nome de uma embarcação média com velas triangulares.
A caravela era um navio ligeiramente pequeno mas rápida e fácil de manejar, com cerca de 3 mastros, com capacidade para transportar à volta de 50 toneladas. Devido à facilidade de navegação com as velas triangulares que permitem bolinar, foi possível chegar a zonas que anteriormente ninguém ia.
As caravelas tornaram-se posteriormente navios de mercadoria, para transporte de pessoas e de bens materiais. Apesar de ter sido uma criação dos Portugueses, as ideias foram retiradas de registos árabes e muçulmanos.
Navegadores como Bartolomeu Dias utilizaram as caravelas para encontrar terras longínquas. Estas tiveram um grande impacto no povo Português, pelo que conseguiram descobrir algumas terras e caminhos marítimos, permitindo a expansão Portuguesa e aumentar o seu poder marítimo.
domingo, 13 de março de 2011
Caravela Portuguesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário