domingo, 13 de março de 2011

Cultura romana

O império Romano dominou a maior parte da Europa moderna e outras regiões durante os primeiros quatro séculos da nossa Era. O império tinha mais de 50 milhões de habitantes que falavam mais de 100 línguas, para além do Latim.


As maiores contribuições que Roma fez na cultura foram os direitos e o latim, origem de muitas línguas modernas e de muitas palavras em línguas românticas. Durante a republica e depois da conquista da Grécia, a cultura Romana sofre uma profunda transformação, caracterizada pela introdução da civilização Helenística.

Cultura Romana

Desta forma, entram na Roma as últimas tendências da filosofia Grega, como os estóicos da mão de Panécio e Possidónio. Entre os principais filósofos Romanos, destacamos Horácio, Séneca, Epíteto, Cícero e Marco Aurélio. A literatura teve grande influência pois fizeram-se muitas traduções. Ainda assim, destacaram figuras como César, Plauto, Terêncio, Ênio, Virgílio, Andrónico, Lucrécio, etc.

No campo das matemáticas, devemos nomear pessoas como Nicómaco de Gérasa, Boécio, Hipátia de Alexandria, Pappus e Diofanto, em Roma. Geólogos como Pompônio Mela e Ptolomeu, e médicos como Erasístrato e Herófilo de Alexandria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário