Até de mostramos uma breve descrição de alguns deuses Egípcios, o que representavam, os seus significados e as relações que os uniam.
AMON:
O seu nome significa “o coulto”. Era o deus principal da cidade de Tebas. Na sua origem pôde ser um deus dos ventos, e portanto, era o protector dos navegadores. Se representa por aspecto humano e uma coroa de duas grandes penas verticais juntas.
Acabou unido com o deus Sol, recebendo o nome de Amon-Rá
ANUBIS:
Era representado como um chacal negro ou com um homem com cabeça de chacal ou de cão. Era o deus que presidia as mumificações e o guardião habitual das necrópoles. A sua função consistia em guiar a alma do defunto.
ANUKET:
Recebe o nome de “Senhora de Satis”, sendo Satis o nome da ilha de Sehel. Provavelmente seja de origem núbia. É a deusa esposa de Khnum e terceira da tríada de Elefantina. Ela tem uma coroa de penas apesar de por vezes ter apenas a coroa do Alto Egipto.
HORUS:
É o filho de Osiris e Isis. O faraó é a sua manifestação na terra. Representado como um homem com cabeça de falcão ou como falcão levando na sua cabeça a coroa do rei do alto e baixo Egipto. Como deus do céu, Horus é o falcão cujos olhos são a lua e o sol.
ISIS:
Foi, sem dúvida, a mais popular das deusas Egípcias. No ciclo de Osiris, Isis tem o papel de esposa do deus e é mãe de Horus. É a deusa que personifica o trono. É a chamada “mãe dos deuses”. Modela a seguir para esposas e mães. Era o símbolo da semente, crescimento e segurança da vida. Protegeu o seu filho Horus das agressões do seu tio Seth. Como mãe das estrelas simbolizou o céu da noite.
ITEMU:
Itemo é o deus solar. Mais tarde se considerou uma manifestação de Rá.
Nos cincos primeiros anos no reinado de Akenaton, o deus Itemu representava-se como um ser humano com cabeça de falcão, mas mais tarde era presentado como um disco solar e foi proclamado divindade suprema.
KHNUM:
Deus representado com cabeça de carneiro. Era o “deus das fontes” do Nilo, deus das águas que circulavam pelo mundo inferior. A sua função era a de criar os seres vivos, deuses e homens. Se pensava que este deus moldou o ovo primordial de onde sair a luz solar no inicio dos tempos.
OSIRIS:
Deus morto e deus dos mortos. Deus da vegetação, governa o mundo dos mortos a quem pode dar vida eterna a seu lado. Dele nasceram quatro deuses: Osiris, Isis, Seth e Neftis.
RÁ:
Rá é um dos nomes do sol. De resto é o deus solar do Egipto. Quando desaparece a oeste era Amon, o ancião encurvado esperando no mais alem dos mortOs que se aqueçam com os raios. Quando volta à vida pela manhã no este, o faz em forma de escaravelho. Durante o dia ilumina a terra em forma de falcão.
SETH:
Simboliza as forças destruidoras, a sua voz era o trono. Deus que personificou a terra desértica, a seca. Foi o assassino de Osiris. Era representado como um estranho galgo com orelhas compridas cortadas, um focinho para cima e um rabo bífido longo.
domingo, 13 de março de 2011
Deuses Egípcios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário